Quebras operacionais exigem mais atenção para evitar prejuízos nos supermercados
26/04/2021 às 10:25

A quebra operacional está na liderança das causas de perdas nos supermercados com 47,9% do  total. Em seguida vêm os furtos externos, com 16%; erros de inventário, 10,2%;  erros administrativos, 9,5%; e furto interno, 7,4%.

Esses são os principais resultados apresentados pela 21ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).   De acordo com o levantamento, o setor supermercadista nacional registrou 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto em 2020. Índice que representa um total estimado de R$ 7,6 bilhões.

Os itens que mais sofreram perdas em valor e quantidade no ano de 2020, de acordo com a pesquisa, foram: refrigerantes, cervejas, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolates em barra ou tabletes, e queijos.

As seções que lideram os índices de perdas (por faturamento bruto) entre os perecíveis foram:  FLV, 5,25%; Rotisseria e Comidas Prontas, 4,32%; e Padaria e Confeitaria, 2,74%. Entre os não perecíveis estão: Bazar, 1,77%; têxtil; 1,04%; e Higiene e Perfumaria, 0,82%. 

Dentre os principais fatores que impulsionaram as perdas dos não perecíveis no setor supermercadista estão: validade vencida, 37,4% e produto impróprio para venda, 29,1%.  Em relação aos produtos não perecíveis a validade vencida também liderou as respostas dos participantes, 42,5%, seguida de produtos avariados, 29,1%. 

 Prevenção 

Do total de respondentes da pesquisa, 72% possuem área de prevenção de perdas, ante 71% no ano anterior.  A falta de justificativa do investimento e o alto custo de manutenção foram citados pelos supermercadistas como principais fatores da falta da área de prevenção de perdas na empresa.

Na avaliação também foram identificados os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelos empresários para prevenir as perdas nas lojas: coletor de dados para a realização de inventário, CFTV (monitoramento por câmeras) e alarmes de acesso.

Em relação às principais atividades adotadas para a prevenção de perdas, citadas pelos supermercadistas, estão:  treinamento para colaboradores, definição das metas de perdas, controles e planos de ações, e processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção.  


A pesquisa completa está disponível  NESTE LINK 

 

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