Consumo dos Lares Mineiros aumenta 1,95% no 1º bimestre
26/03/2025 às 16:37

Nos primeiros dois meses deste ano, a demanda dos consumidores nos supermercados em Minas Gerais cresceu 1,95%, na comparação com o mesmo período de 2024. Este é o resultado do Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com empresas de todos os portes em todo o estado.  

Na comparação de fevereiro, mês de referência da pesquisa, com o mesmo mês do ano passado, também houve crescimento, com aumento de 1,22%. O Índice de Consumo dos Lares Mineiros é deflacionado pelo IPCA/IBGE.  

Os números foram divulgados pelo Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala,  na manhã desta quarta-feira (26), durante o evento Líderes do Varejo – Supermercados em Debate, em Patos de Minas. 

No mês de fevereiro de 2025, em relação a janeiro, o desempenho ficou negativoem 2,47%. No entanto, trata-se de uma variação normal para o período. “Esse resultado vem da influência do calendário, com 28 dias em fevereiro, frente 31, em janeiro. Ou seja, três dias a menos de consumo em nossas lojas, faz muita diferença nos resultados”, explica o executivo. “A retração em janeiro também é esperada e absolutamente normal, devido à base alta de dezembro” complementa.  

Claret avalia também o resultado acumulado dos primeiros dois meses do ano. Para ele, é um sinalizador positivo, mas ainda pouco representativo para apontar tendências do consumo no ano. “Temos projeção de alcançar um crescimento de 3,30% no consumo em 2025. Os resultados dos primeiros dois meses são importantes, porque sinalizam expansão, mas ainda é cedo para avaliações, porque é um período muito atípico de demanda, por ser época de férias, viagens e tradicionais despesas extras do consumidor no início de ano”, avalia. 

O Presidente Executivo da AMIS explica também que o crescimento positivo em relação ao primeiro bimestre de 2024, advém de fatores como contínua redução do desemprego no estado, com o aumento da renda do consumidor. “Um consumidor com mais renda, demanda uma cesta maior de produtos e mais serviços na loja, o que incentiva o crescimento e desenvolvimento do setor”, resume o Presidente Executivo da AMIS. 

Variação regional 

Em todas as regiões, o Índice de Consumo registrou retração em fevereiro sobre janeiro. A maior variação ocorreu no Rio Doce e Jequitinhonha/Mucuri (-3,44%) e a menor redução foi apurada na Zona da Mata (-2,40%), mas sem desvio considerável em relação à média estadual.  

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