Supermercados mineiros fecham 1º trimestre com crescimento de 1,74%
02/05/2019 às 15:43

As vendas dos supermercados em Minas Gerais tiveram crescimento de 1,74% nos primeiros três meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS). A pesquisa é feita com empresas de todos os portes em todo o Estado e os dados estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, isto é, março de 2019 sobre março de 2018, o crescimento foi de 1,27%. O melhor desempenho do setor ocorreu na comparação de março sobre fevereiro com crescimento de 11,10%.

O forte crescimento em março sobre fevereiro é atribuído a vários fatores, todos ligados ao calendário, como 31 dias em março contra 28 em fevereiro. Além de cinco finais de semanas “cheios”, com cinco sábados e cinco domingos, contra quatro no mês anterior.

O crescimento mais forte em março não contribuiu para elevar o resultado acumulado do trimestre.  Mas, uma das justificativas é que no ano passado a Páscoa, segunda melhor sazonalidade para o setor, se deu durante o primeiro trimestre, e neste ano ocorreu em abril.   

 

Variação regional – março x fevereiro

Variação média – MG

11,10%

Central

11,47%

Centro-Oeste

10,84%

Norte

9,63%

Rio Doce

10,12%

Sul

10,75%

Triângulo

11,24%

Zona da Mata

11,00%

 

Termômetro de Vendas/2019

Mês

Sobre mês anterior

VS. mesmo mês ano anterior

    Acumulado do ano

 
 

Jan.

-19,54%

 2,84%

2,84%

 

Fev.

-2,84%

1,13%

1,99%

 

Mar.

11,00%

1,27%

1,74%

 

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080