As vendas dos supermercados em Minas Gerais tiveram crescimento de 1,74% nos primeiros três meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS). A pesquisa é feita com empresas de todos os portes em todo o Estado e os dados estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
Em relação ao mesmo mês do ano anterior, isto é, março de 2019 sobre março de 2018, o crescimento foi de 1,27%. O melhor desempenho do setor ocorreu na comparação de março sobre fevereiro com crescimento de 11,10%.
O forte crescimento em março sobre fevereiro é atribuído a vários fatores, todos ligados ao calendário, como 31 dias em março contra 28 em fevereiro. Além de cinco finais de semanas “cheios”, com cinco sábados e cinco domingos, contra quatro no mês anterior.
O crescimento mais forte em março não contribuiu para elevar o resultado acumulado do trimestre. Mas, uma das justificativas é que no ano passado a Páscoa, segunda melhor sazonalidade para o setor, se deu durante o primeiro trimestre, e neste ano ocorreu em abril.
Variação regional – março x fevereiro
Variação média – MG |
11,10% |
Central |
11,47% |
Centro-Oeste |
10,84% |
Norte |
9,63% |
Rio Doce |
10,12% |
Sul |
10,75% |
Triângulo |
11,24% |
Zona da Mata |
11,00% |
Termômetro de Vendas/2019
Mês |
Sobre mês anterior |
VS. mesmo mês ano anterior |
Acumulado do ano |
|
Jan. |
-19,54% |
2,84% |
2,84% |
|
Fev. |
-2,84% |
1,13% |
1,99% |
|
Mar. |
11,00% |
1,27% |
1,74% |
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05