Setor supermercadista mineiro investe R$ 1,3 bi e abre 89 lojas em 2022
09/03/2023 às 18:00

Os supermercados mineiros mantiveram o ritmo de expansão e inauguraram 89 unidades, que demandaram a contratação de 9.060 colaboradores ao longo do ano de 2022. A expansão foi verificada em todas as regiões do estado e em todos os portes e formatos de lojas – atacarejos, lojas express ou de proximidade; supermercados de vizinhança, lojas gourmets/premium, etc.

Os números são do levantamento anual da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com o objetivo de acompanhar a evolução da expansão dos novos pontos de venda e de empregos gerados por essas novas unidades. Aquisições, reformas e transformações de formatos, que também ocorreram em grande volume ao longo do ano, e minilojas instaladas em condomínios, por exemplo, não estão incluídas na contagem. Com as novas unidades, o setor chegou ao total de 10.753 lojas em Minas Gerais em 2022.

Os investimentos nessas novas lojas foram da ordem de R$ 1,314 bilhão. “O consumidor exige, cada vez mais, lojas mais atraentes, mix diferenciado e bom atendimento e para atender essa demanda é preciso investimento alto”, detalha o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala. “Tudo isso num cenário de altos custos de montagem de loja e de produtos”, completa.

O total de colaboradores empregados de forma direta nos supermercados em Minas Gerais fechou o ano em 367.774, mesmo com as dificuldades para contratação. “O setor supermercadista é um grande gerador de empregos, especialmente para a população jovem, que tem no segmento sua primeira oportunidade formal de trabalho. As empresas contratam, treinam e preparam o colaborador para o novo emprego e para toda a carreira profissional”, explica Claret.

Segundo o executivo, esse é mais um gasto que o setor enfrenta no processo de expansão. “Além dos altos custos de operação, os supermercados precisam ser também escolas de formação de mão de obra, porque é muito difícil encontrar profissionais preparados para atuar no segmento”, detalha.

Formatos e regiões - A região Central, puxada pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como ocorreu em 2021, liderou a abertura de lojas, com 28 unidades. Só na RMBH foram abertos 18 novos pontos. Na sequência, o Triângulo/Alto Paranaíba, com (21) e Sul e Zona da Mata, ambas com 11, foram as regiões que mais receberam novas lojas. (quadro 1). Quanto aos formatos, uma novidade: pela primeira vez, o modelo de atacarejo (com 42) superou o número de lojas de vizinhança, que chegaram a 38 novos pontos. (quadro 2)

1.

REGIÃO 

  

Nº LOJAS 

  Central – exceto a RMBH 

10 

28 

  RMBH 

18

  Centro-Oeste 

  

  Norte/Noroeste 

  

  R.D /Jequit. Muc.

  

  Sul 

  

11 

  Triângulo/Alto Paranaíba 

  

21 

  Zona da Mata 

  

11 

  TOTAL 

  

89 

 

2.

  FORMATO 

 Nº LOJAS 

  Atacarejo 

42

  Sup. vizinhança 

38 

 Express/proximidade     

 Gourmet/premium 

3

 Autônoma  

  1 

 TOTAL 

89

 

 

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