Os supermercados mineiros mantiveram o ritmo de expansão e inauguraram 89 unidades, que demandaram a contratação de 9.060 colaboradores ao longo do ano de 2022. A expansão foi verificada em todas as regiões do estado e em todos os portes e formatos de lojas – atacarejos, lojas express ou de proximidade; supermercados de vizinhança, lojas gourmets/premium, etc.
Os números são do levantamento anual da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) com o objetivo de acompanhar a evolução da expansão dos novos pontos de venda e de empregos gerados por essas novas unidades. Aquisições, reformas e transformações de formatos, que também ocorreram em grande volume ao longo do ano, e minilojas instaladas em condomínios, por exemplo, não estão incluídas na contagem. Com as novas unidades, o setor chegou ao total de 10.753 lojas em Minas Gerais em 2022.
Os investimentos nessas novas lojas foram da ordem de R$ 1,314 bilhão. “O consumidor exige, cada vez mais, lojas mais atraentes, mix diferenciado e bom atendimento e para atender essa demanda é preciso investimento alto”, detalha o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala. “Tudo isso num cenário de altos custos de montagem de loja e de produtos”, completa.
O total de colaboradores empregados de forma direta nos supermercados em Minas Gerais fechou o ano em 367.774, mesmo com as dificuldades para contratação. “O setor supermercadista é um grande gerador de empregos, especialmente para a população jovem, que tem no segmento sua primeira oportunidade formal de trabalho. As empresas contratam, treinam e preparam o colaborador para o novo emprego e para toda a carreira profissional”, explica Claret.
Segundo o executivo, esse é mais um gasto que o setor enfrenta no processo de expansão. “Além dos altos custos de operação, os supermercados precisam ser também escolas de formação de mão de obra, porque é muito difícil encontrar profissionais preparados para atuar no segmento”, detalha.
Formatos e regiões - A região Central, puxada pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como ocorreu em 2021, liderou a abertura de lojas, com 28 unidades. Só na RMBH foram abertos 18 novos pontos. Na sequência, o Triângulo/Alto Paranaíba, com (21) e Sul e Zona da Mata, ambas com 11, foram as regiões que mais receberam novas lojas. (quadro 1). Quanto aos formatos, uma novidade: pela primeira vez, o modelo de atacarejo (com 42) superou o número de lojas de vizinhança, que chegaram a 38 novos pontos. (quadro 2)
1.
REGIÃO |
|
Nº LOJAS |
Central – exceto a RMBH |
10 |
28 |
RMBH |
18 |
|
Centro-Oeste |
|
5 |
Norte/Noroeste |
|
8 |
R.D /Jequit. Muc. |
|
5 |
Sul |
|
11 |
Triângulo/Alto Paranaíba |
|
21 |
Zona da Mata |
|
11 |
TOTAL |
|
89 |
2.
FORMATO |
Nº LOJAS |
Atacarejo |
42 |
Sup. vizinhança |
38 |
Express/proximidade |
5 |
Gourmet/premium |
3 |
Autônoma |
1 |
TOTAL |
89 |
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