Há duas esferas de fornecedor no supermercado: os fornecedores de produtos que serão colocados nas prateleiras e comercializados; e os fornecedores de insumos e serviços cujo cliente é o próprio supermercado.
Vamos nos ater, neste momento, ao fornecedor de mercadorias.
Como importante ponto de venda no comércio, os supermercados colocam em suas prateleiras uma diversidade de produtos e se relacionam com todo tipo de fornecedores.
Critérios como tipo de produto, condições de entrega, valores da mercadoria, características na troca/ reposição, demanda de consumidor, etc., fazem parte da rotina da equipe de compras.
Mas, o supermercado já se perguntou qual o perfil e as características daquele fornecedor? O quanto, ao colocar o produto dele no seu espaço, apoio sua forma de produção, o que é e como é produzido? A escolha do fornecedor e sua forma de organização representa o tipo de pessoa jurídica que quero me associar, ou faz valer crenças institucionais internas, como fomento ao pequeno produtor?
Ser sustentável é ser coerente com suas definições institucionais, e perceber se seus valores são compartilhados em sua cadeia de valor e buscados nos fornecedores escolhidos.
Izabel & Iracema, empreendedoras, advogadas, consultoras estratégicas de sustentabilidade e gestão, palestrantes e instrutoras de cursos.
A SejaCor contribui na incorporação de crenças e práticas sustentáveis aliada a processos criativos com geração de valor ao negócio de empresas, desenvolvendo estratégias de sustentabilidade para inovar na gestão.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
19/03/2019 às 11:03
-
24/05/2022 às 12:40
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05