NRF 2021: os supermercados e os serviços de home service
13/01/2021 às 15:56

Teve início nessa terça-feira, 12 de janeiro, uma das maiores feiras de varejo do mundo, a NRF 2021, Capítulo I. Para relatar cada momento da feira, o correspondente da Revista Gôndola, Gustavo Vanucci, vai contribuir para um resumo diário sobre os principais temas debatidos. 

Durante a palestra de abertura, o chairman da NRF, Mike George, relatou a preocupação do setor em gerar serviços de “home service” para atender a população e fomentar o setor varejista, que em 2019, cresceu 3,8%, gerando 32 milhões de empregos e movimentando 3,9 trilhões de dólares.


O CEO agradeceu aos varejistas pelo engajamento do setor com a sociedade, destacou a implementação de diversos serviços prestados às comunidades locais e alertou sobre a necessidade de equidade e políticas de inclusão social.
O primeiro dia do evento abordou temas relevantes para o setor e entre eles, o comportamento do consumidor, uma vez que, com o protocolo de isolamento social, as pessoas ficaram limitadas em se locomoverem até os estabelecimentos comerciais.


Na visão da diretora de insight da Consultoria WGSN, Andrea Bell, o consumidor foi afetado pela pandemia em um dos mais valiosos e escassos recursos: o tempo. Ela concluiu que para os próximos anos os varejistas precisam reduzir a fadiga emocional de seus colaboradores e clientes visando melhorar a produtividade e a qualidade de vida.


Para Robby Schwanz, Diretor de Serviços de Tecnologia da Informação do Walgreens, rede de farmácia norte americana, o foco estava no engajamento da empresa com a comunidade local, prezando pela atração, atendimento e manutenção dos clientes, evidenciando a experiência orgânica e tradicional do processo de compra. (visitar, percorrer, comprar, pagar e sentir o produto).


Para a CEO do Walmart, Janey Whiteside, a rede de varejo de supermercados teve que implementar as ações no “toque de caixa”, como os serviços de pick-up store e o e-commerce, uma vez que as vendas online chegaram a representar quase 40% das vendas.


Conclusão do correspondente


Ao final do primeiro dia, Gustavo Vanucci destaca que o conteúdo da NRF leva a acreditar que após o final do isolamento social, os serviços implementados pelos supermercados no varejo americano irão continuar, uma vez que trouxeram conveniência e segurança para o consumidor.


Segundo Vanucci, esta afirmação serve de alerta para o setor supermercadista no Brasil, que precisa investir na qualidade, eficiência do home service.

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