Refrescantes, práticos e cada vez mais presentes nas gôndolas, os cafés e chás gelados vêm ganhando espaço nos supermercados e no carrinho dos consumidores. Impulsionados pelas altas temperaturas na maior parte do ano e pela busca por bebidas saudáveis e convenientes, esses produtos deixaram de ser exclusivos de cafeterias e conquistaram um novo protagonismo nas prateleiras supermercadistas.
Disponíveis em garrafas, latas ou sachês, os cafés e chás para consumo gelado oferecem praticidade e uma alternativa moderna para quem busca sabor e conveniência no dia a dia.
Nas prateleiras dos supermercados, é possível encontrar versões de preparo rápido em uma ampla variedade de sabores – desde os clássicos, como chá preto com limão e chá verde com frutas vermelhas –, até combinações mais refrescantes, como hortelã com capim-santo, e opções exóticas, como hibisco com abacaxi.
Já os cafés gelados, por sua vez, vêm prontos para o consumo e também apresentam grande diversidade: do tradicional café com leite ao cappuccino, passando por versões saborizadas com chocolate, canela ou baunilha. As embalagens cartonadas tipo Tetra Pak garantem praticidade, permitindo que o consumidor leve a bebida para qualquer lugar.
TENDÊNCIA
Segundo o consultor de marketing e merchandising visual Renato Trigueiro, há uma tendência crescente no consumo de cafés e chás gelados, especialmente entre as gerações mais jovens. Essa mudança de hábito tem sido impulsionada pela popularização das cafeterias, que oferecem uma grande diversidade de preparos práticos e criativos. Muitos desses produtos e receitas acabam sendo replicados em casa, incorporando-se à rotina dos jovens consumidores.
Trigueiro destaca ainda que algumas indústrias têm apostado em inovações para acompanhar a demanda, como o lançamento de cafés solúveis voltados ao preparo com água ou leite, ideais para o consumo rápido. Ele ressalta o papel decisivo das redes sociais na divulgação desses produtos: “Hoje, em poucos segundos, uma novidade viraliza, principalmente entre os jovens, que buscam experimentar e se alinhar rapidamente a essas novas tendências de consumo”.
Confira a matéria completa na revista GÔNDOLA.
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
24/05/2022 às 12:40
-
19/03/2019 às 11:03
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05