NRF Retail Big Show 2021: covid-19 acelera 5 anos em 1 no varejo
14/01/2021 às 11:12

 

O 2º dia NRF - Retail BIG Show foi de muito conteúdo, trazendo reflexões importantes para o setor supermercadista. Desta vez a palestra de abertura foi com o CEO do JP. Morgan Chase, Jamie Dimon que falou sobre as perspectivas econômicas no cenário pós-pandemia nos EUA e da importância em unir tanto a população como os empresários para a retomada da economia e da geração de empregos.

A segunda palestra está sendo considerada pelos autos índices de comentários e audiência como a melhor palestra até aqui. A Ex-CEO e presidente da PepsiCo, Indra Nooyi deu uma verdadeira aula de liderança e empatia. Ela destaca que está ajustando o portfólio da Pepsico para entregar mais saudabilidade a sociedade e dar mais atenção aos sinais do meio ambiente.

Além disso, ela relatou que acredita que chegou o momento de todos voltarem as salas de aula, uma vez que tudo que foi feito até aqui não será a solução daqui em diante. 

Precisamos então rever o modelo de negócio da Pepsico, investir no supply chain e mudar o modo de passar informações ao consumidor para ajudá-lo a fazer as escolhas certas. 

Na palestra seguinte, ministrada pela Rose Spicer, Head of Global Retail Marketing da Oracle o foco foi o resultado da pesquisa com consumidores e varejistas globais, sobre as expectativas e hábitos de compra. De forma resumida as dicas para os varejistas foram: A) crescimento dos shoppers on line; B) A experiência de compra vai além do produto (meios de pagamentos, segurança e programas de fidelidade; C) Last mile e home service D) Foco no estoque (cuidado com a ruptura); E) Marcas próprias e marcas novas; F) Transformar dados em insights e G) Velocidade para implementar novas soluções e tecnologias.

Em seguida, ocorreu o debate sobre as iniciativas de responsabilidade social nas empresas The Home Depot e Ulta Beauty para gerarem relacionamentos autênticos. Ao longo da apresentação foram citados exemplos que reforçavam a ideia de que, para ser socialmente responsável, precisamos implementar projetos que impactam diretamente nas empresas e na sociedade.

No final do dia, Benny Tadele, VP, Soluções de Pagamentos de Comerciantes Globais reforçou a importância de implementar soluções de pagamento confiáveis e que possam atender as necessidade e anseios dos clientes e reduzir os atritos em um dos pontos de maior reclamação, o pagamento no caixa.

 

Resumo do especialista

 

Para o especialista em varejo que está cobrindo a NRF 2021, Gustavo Vanucci, ficou claro que a COVID acelerou 05 (cinco) anos em (01) um e ressalta a importância do supermercadista e, implementar serviços que possam impactar positivamente a experiência. Isto implica em aprender a coletar e analisar dados, ter responsabilidade social, reduzir ao máximo o atrito de compra antes, durante e depois da venda. Para isso, sugere aos empreendedores do setor adotarem a cultura das startups´s, denominado de “get started”, ou seja, de se permitir dar o primeiro passo, aceitar o erro, pivotar e começar de novo, afinal a receita de bolo ainda não está pronta.

 

Programação

 

Nesta quinta-feira (14/01) o destaque ficará com o bate papo com Marvin Ellison, presidente e CEO da Lowe's e Niraj Shah, o visionário cofundador e CEO da Wayfair que irão falar sobre como remodelar o varejo e a experiência de compra e demais palestras sobre parceria e colaboração, tecnologias de varejo, agilidade e lucratividade, com certeza mais um dia intenso com muitas novidades.

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080