NRF 2021: foco no supply chain e nas comunidades locais
15/01/2021 às 15:08

O 3º dia da NRF abordou como destaque os avanços da tecnologia para o setor. Se na edição de 2020 o desafio era entender o varejo do futuro, a edição 2021 da Retail Big Show destaca o que a tecnologia pode contribuir para o varejo. 

Na primeira palestra do dia, o editor chefe da Bloomberg Matthew Townsend conversou com Niraj Shah da Wayfair, Marvin Ellison da Lowe´s e Mattew Shay da NRF. A discussão ficou por conta das tecnologias voltadas para excelência operacional e foco na empatia com a comunidade.

Um dos destaques foi o CEO da Lowe´s que investiu 18% do lucro, cerca de 1,2 milhões de dólares, para cuidar dos colaboradores, comunidades e pequenos negócios dando uma lição da importância do varejo ir além do lucro, ou seja, investir no propósito e no envolvimento/engajamento com a comunidade local.

Entre as principais ações da Lowe´s estão a telemedicina para os colaboradores e doações a empresas nas comunidades onde tem lojas. Além disso, fez um programa para compartilhar a sua infraestrutura para apoiar a permanência e o lançamento das empresas da comunidade local.  O CEO da Lowe´s, mandou um recado para empreendedores demonstrando a importância de não olhar para a concorrência, mas sim para a estratégia do customer centric.

Por outro lado, o CEO da Wayfar, trouxe a importância do investimento em tecnologia. Uma prova disso é que cerca de 20% dos 17 mil colaboradores estão na área de tecnologia & análise e um dos principais investimentos da empresa está na necessidade de entender o cliente. Ele destacou o atendimento como forma de gerar confiança, reforçando a estratégia da empresa na recompra no lugar de atração de novos clientes.

 

O futuro do varejo 

 

As palestras com ênfase em tecnologia destacaram as soluções voltadas ao omnichannel e o supply chain. Entre os principais desafios apresentados para a área de TI, destaque para a abordagem do CEO da enVista, Jim Barnes e Brendan Witcher da Forrester Research que foi a implementação da Order Management System (OMS). Trata-se de um sistema ágil para gerenciamento de pedidos com o intuito de (através de dados cliente), conseguir maximizar o retorno sobre a margem bruta, conhecido como GMROI.

Outras soluções estão ligadas ao avanço de soluções de pick-up store, entre elas o Curbside, ou seja, a retirada dos produtos na porta da loja. Para se ter uma ideia do avanço desta modalidade no mercado norte americano, em 2020, de tudo que foi vendido no digital cerca de 20% passou por ela.

Destaque para as tecnologias voltadas para o marketing, o Live Streaming e o Streaming Consultation. Estas tecnologias tendem a avançar no setor de alimentos, principalmente em parceria com a indústria, que vai investir cada vez mais em ações de sell out através do live marketing.   

Entre os principais players norte-americanos do varejo de alimentos, o destaque do dia ficou por conta do avanço do projeto do Walmart em predizer o carrinho de compra através do auxílio da Inteligência Artificial (AI) e Aprendizado de Máquina (ML).

 

Dica do autor

 

Para o consultor de Mercado e Consumo, Gustavo Vanucci, o 3º dia da NRF2021 provocou insights interessantes para o setor supermercadista. Entre as principais dicas ele destaca que a digitalização não é mais uma oportunidade e sim necessidade. 

O varejista precisa conhecer os hábitos dos consumidores locais e as dificuldades da comunidade onde suas lojas estão inseridas. Para quem possui a estratégia de transformação digital, o segredo é conhecer o conceito de Micro-fulfillment, conjunto de operações e atividades desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final.

 

A cobertura da NRF continua na próxima semana

 

Chegamos à metade do Capítulo I da NRF2021 e na próxima semana teremos a continuação nos dias, 19, 21 e 22 de janeiro. Os destaques para estes dias, serão o uso do Blockchain pelo varejo, as tendências para reabertura do varejo em definitivo com a chegada da vacina para a Covid-19, a utilização de robôs no supply chain e principalmente o que esperar do consumidor em 2023 e das lojas físicas em 2025. 

Não perca o nosso conteúdo nas próximas edições.

 

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