A abertura do 4º dia da NRF 2021 (19/01) contou com palestras que trouxeram diversas iniciativas, estando entre os temas principais: a sustentabilidade como o reuso proposto pela IKEA, soluções de “home service” implementadas pela Starbuck e as ações que o varejo implementou durante a pandemia. Foi enfatizado sobre a importância da liderança ir para frente do batalhão e “arregaçar as mangas” com a visão de antecipar às mudanças.
O destaque ficou para as indagações e visão de Kate Ancketill, CEO e founder da GDR Creative Intelligence, uma consultoria inglesa, que recorreu ao storytelling e fez algumas analogias para destacar o “hard reset do varejo”. Em sua palestra,ela destacou pontos de mudanças que irão impactar a experiência de compra e falou sobre a importância do inovar nas organizações através do olhar em (03) três P´s (pessoas, planeta e lucro), alertando sobre a necessidade de pivotar, ou seja, dar uma guinada no rumo de um negócio que não está tendo sucesso, sem ter medo de mudar se for o caso. Também fez um alerta sobre os impactos que as novas tecnologias das smart cities irão proporcionar na relação consumidor – varejo, como o 5G e o IoT.
Na abertura do dia, o indiano Sumit Singh, CEO da Chewy (pet shop online) e Cláudia San Pedro, presidente da Sonic Drive-in (rede de restaurantes) falaram sobre a importância em levar conforto e segurança aos clientes. Destacaram o impacto que a pandemia trouxe para os negócios, reforçando a importância em se ter uma liderança focada nas pessoas e a experiência focada nos clientes. No final, ambos destacaram o engajamento/empoderamento do time, os investimentos necessários em infraestrutura para atender cada vez melhor o cliente e a segurança dos colaboradores. Também ressaltaram sobre a necessidade de antecipar a mudança com otimismo (olhar para onde o mercado está indo), sendo esta antecipação um instrumento essencial que precisa ser mantido pelas organizações no momento pós-pandemia.
Para o CEO Andy Knosp, da Consultoria Gladly, o foco da sua palestra foi a reflexão sobre as taxas de conversão do ambiente online em relação ao offline que chegam a ser 10 a 20 vezes menores do que as taxas do ambiente offline. Diante disso refletiu sobre a necessidade de buscarmos as melhores técnicas praticadas no varejo físico para o digital, como personalização do atendimento, ambientação e implementação das técnicas de cross-merchandising, up-selling e cross-selling.
Dicas para o setor
Sem dúvida a NRF 2021 será marcada pelos serviços. Os principais destaques foram:
1) a possibilidade de implementar nos supermercados, os programas de subscrição (assinatura)
2) a importância dos programas de fidelização e recompensas visando iniciar a próxima jornada (recompra)
3) reforçou sobre a importância dos “home services”, que como falamos nos primeiros resumos, são serviços implantados pelos varejistas para dar conforto, segurança e praticidade ao usuário, seja ele consumidor ou shopper.
No entanto, foi sobre o alerta da chegada de tecnologias como o 5G e a computação quântica que irão conectar até 1 milhão de aparelhos num raio de 01 km, área considerada “trade zone” no setor supermercadista. Para isso será necessário ter acesso e dominar os dados e as análises (data analytics) sobre o comportamento de compra e estilo de vida dos consumidores.
E você já domina os dados sobre o comportamento de compra dos seus clientes?
Próximos dias
Hoje (20/01) não teremos a palestras na NRF devido a posse do Presidente Norte Americano Joe Biden, mas o evento retoma a sua programação na quinta (21) e sexta-feira (22), com destaque para a nova ética da tecnologia, trazendo reflexões sobre o comportamento do consumidor, a equidade, a diversidade e o design centrado no ser humano além de como as novas tecnologias irão impactar os processos de atrair, atender e fidelizar o shopper.
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