Revista Gôndola traz dicas para acelerar os negócios no Dia dos Pais
17/07/2025 às 10:23

O Dia dos Pais vem ganhando cada vez mais relevância no calendário promocional do varejo alimentar, oferecendo uma excelente oportunidade para impulsionar diversos setores da loja. O calendário sazonal oferece, em junho e julho, o reforço que sempre são as festas juninas e julinas; em agosto, será a vez de o Dia dos Pais dar a sua contribuição. É o momento ideal para o supermercadista que tenha se preparado e transformado o ponto de venda em um destino atrativo para os clientes que buscam um presente especial, prático e cheio de significado para homenagear os pais. Ou que estejam também à procura dos itens que serão levados à mesa comemorativa.

Além dos setores tradicionais da loja, como açougue e bebidas, outras seções têm ganhado destaque e se tornado um atrativo especial em datas como esta. É o caso, por exemplo, dos eletrônicos, utilidades domésticas, produtos de beleza e cuidados pessoais, ferramentas e itens para o lar, entre outras categorias. Estas são apenas algumas das opções que podem ser estrategicamente exploradas para dar novo ânimo às vendas neste período.

NOVO PERFIL

Segundo Rogério Ferreira Lima, professor da PucMinas e diretor da Petronius Consult, o comportamento do consumidor vem mudando significativamente no Dia dos Pais e a data deixa de ser centrada apenas em presentes tradicionais para abraçar experiências, afeto e diversidade familiar. “Ao analisarmos encartes de grandes redes da região Sudeste em 2024, percebemos que as campanhas estão se aproximando do perfil emocional e agregador visto no Dia das Mães. Hoje, é essencial considerar famílias compostas por dois pais, pais de pet e até mesmo figuras paternas afetivas como avôs, tios e padrastos”, avalia Rogério.

EXPERIÊNCIA

Segundo a gestora do Varejão São Geraldo, Edna Lucena, em Engenheiro Navarro, o Dia dos Pais em cidades do interior, como a dela, representa muito mais que uma data comercial. “É um momento de afeto, de valorização da figura do pai simples e trabalhador, aquele que muitas vezes começa o dia ainda no escuro e só retorna quando o sol já se foi. Por isso, além dos setores tradicionais, como açougue e bebidas – que sempre têm boa saída – temos observado um grande potencial de vendas em áreas que dialogam diretamente com esse pai do interior, sua rotina e sua história”, assinala.

 

Confira a matéria completa na revista Gôndola.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080