A tecnologia vem revolucionando a forma como compramos – e no caso do empreendedor supermercadista, leitor da revista GÔNDOLA –, como vendemos. A cada momento surge uma proposta nova que pode proporcionar aos consumidores uma melhor experiência de compra e ao varejista novas oportunidades de competir e continuar seu negócio.
A mais recente novidadeem um mercado varejista cada vez mais omnichannel é a loja autônoma.No Brasil, uma surpresa interessante tem sido a Zaitt. Com unidades em Vitória, no Espírito Santo, e em São Paulo, no bairro paulistanodo Itaim Bibi,é considerada a primeira loja da América Latina que dispensa a presença de colaboradores atuando no atendimento ao cliente no interior de uma loja.
GÔNDOLA enviou o repórter Davidson Lisboa a São Paulo para conhecer a loja, com olhos de consumidormas também com os de nossos leitores supermercadistas. Confira a experiência no texto a seguir, mas também nos vídeos disponíveis.
Experiência
Antes de mais nada, o consumidor é obrigado abaixar o aplicativo da loja em seu smartphone e realizar no app o cadastro de um cartão de crédito. Ao concluir, basta escanear com a câmera do celular o código QR – uma espécie de chave de segurança – na porta do mercado e tem a sua entrada liberada.
Lá dentro, é só escolher os produtos – bebidas, enlatados e itens de consumo rápido (vale lembrar que o mix é relativamente reduzido – e fazer a leitura dos códigos de barra de cada um deles com a ajuda do celular. Ao final, o cliente confere a lista, paga e deixa o estabelecimento com suas compras – tudo feito pelo próprio consumidor de forma digital.
Diferentemente do sistema de self-checkout, adotado por alguns supermercados, em que a sacola fica sobre uma balança que mede e confere o peso dos itens, a Zaitt não possui nenhum sistema de segurança que confirme que o cliente não levou um produto sem registrá-lo. Ele apenas finaliza o pagamento na saída por meio de um QR code gerado pelo celular, posiciona na frente de uma tela que puxa as informações do carrinho de compras, onde é calculado o preço e é feita a finalização com o cartão de crédito.
Foi possível perceber que dentro da loja tinha um colaborador que fica responsável pelo recebimento e reposição de mercadoria, assim como um funcionário para sanar qualquer dúvida, caso haja dificuldade para concluir o processo de pagamento ou eventual problema técnico.
Mix
O mix da loja é reduzido, porém bem trabalhado. A premissa é sempre ter produtos de marcas líderes e referência de qualidade. “Não estamos para competir em SKUs, mas sim na melhor experiência marca-cliente possível”, diza Zaitt em texto enviado a GÔNDOLA. Em Vitória, onde a empresa começou, o público é mais jovem, até mesmo pelo sortimento oferecido, focado em bebidas e snacks,em boa parte. Já em São Paulo, o sortimento de produtos foi ampliado, dando espaço a opções de higiene pessoal e refeições de consumo rápido. “Faz pouco tempo desde a abertura e a empresa tem aprendido diariamente sobre quem é o consumidor padrão de suas lojas”, assinala o texto.
Recentemente, uma das maiores redes de supermercados do País, o Carrefour, fez uma parceria com a Zaitt de São Paulo, em queo gigante varejista contribui no mix com produtos de marca própria e agrega no conhecimento logístico da loja.
Segurança
Devido ao modelo de operação sem funcionários, os empreendedores já estavam preparados para o risco de eventuais furtos, com estimativas numéricas e estratégias para prevenção. Umas das medidas de segurança é através do monitoramento por câmeras em quase em sua totalidade,desde o cadastro no app que permite a entrada, a compra e a saída da loja, as câmeras com sensores de calor e movimentos individuais ao sistema RFID que identifica na cabine de checkout os produtos a serem adquiridos pelo cliente.
Outra forma de prevenir a segurança é por meio do reforço das portas, que desde a sua implantação tem contribuído bastante para evitar arrombamentos.
Futuro
Para este ano de 2019, a meta dos diretores da Zaitt é implantar mais 19 unidades na cidade de São Paulo e aprimorar cada vez mais o app, que contribui na experiência de compra do cliente.
A empresa entende que estará permanentemente em formato beta, como uma maneira de estar sempre criando novas soluções e colocando-as em funcionamento. De todo modo, o foco é a melhoria da experiência na loja e no app, com o menor atrito possível do início ao fim do processo.
Automação em alta no varejo
Além da Zaitt, durante a vista a São Paulo a reportagem de GÔNDOA fezuma rápida parada na feira Apas Show, que é um dos principais palcos para o lançamento de inovações do varejo no Brasil. Foi justamente lá que foi apresentado um checkout com esteira e scannersautomatizados, capaz de registrar mais de 100 itens por minuto.
Na prática, a tecnologia torna a finalização das compras até cinco vezes mais rápida se comparada à de um caixa tradicional, que registra cerca de 15 itens no mesmo intervalo de tempo. O checkout conta com câmeras para leitura de códigos de barras por reconhecimento de imagem. A tecnologia consegue capturar os dados do produto em qualquer posição, se colocado na esteira.
Apesar da facilidade da operação, a inovação não dispensa a atuação de um operador de caixa. O profissional continua responsável por monitorar as transações realizadas no checkout e pelo pagamento. Dentre os grandes diferenciais da nova tecnologia, destacam-se os avisos visuais e sonoros, acionados para o operador do caixa quando há qualquer inconsistência no processo de registro dos itens. Um exemplo são os produtos de hortifrúti, que podem ser pesados em balanças acopladas ao checkout.
Fizemos um vídeo para exemplificar um pouco como funciona essa novidade, que pode contribuir, e muito, para acelerar as filas e otimizar o tempo do atendimento.
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