Considerado um dos setores mais lucrativos do supermercado, com faturamento que varia entre 8% e 12% a mais que o de alimentos e bebidas, o bazar é uma seção onde a compra por impulso acontece naturalmente, durante “um passeio” pelo corredor.
Com uma variedade de linhas de produtos e materiais – utilidades domésticas em geral, ferramentas de uso doméstico, brinquedos, papelaria, flores e jardinagem, equipamentos de camping/viagens, artigos para festas, acessórios para limpeza e itens pet –, essa área merece estratégia de negócios especial porque é lá que o cliente, consciente ou inconscientemente, resolve aquelas faltas que ele não incluiu na lista de compras formal.
A frigideira nova que apareceu no programa de culinária da TV, talheres e taças, vassouras e similares, o presente de ocasiões como aniversários, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e Natal; aquele cooler para levar a cerveja gelada, mala nova para a viagem de trabalho e ração e mimos para o PET, dividem espaço com cadernos, pilhas, lâmpadas, mamadeiras, embalagens e outros artigos.
Prudência
E o Natal já está aí, batendo à porta. E ainda tem muito supermercadista que não se preparou para a melhor data do comércio nacional. Segundo o diretor da Criativa Marketing &Solution e consultor das áreas de gestão, marketing e vendas, Ivagner Ferreira, não era preciso andar muito no início de novembroem Belo Horizonte para ver que as lojas não receberam qualquer item da temporada. “A antecipação da data é ferramenta que impulsiona as vendas desde novembro. O comércio já compreendeu isso, mas observo que os supermercadistas não têm aproveitado todo o potencial do Natal”, analisa.
No entanto, o quadro de lentarecuperação econômica do País inspira certos cuidados. O consultor recomenda prudência na hora de incrementar o mix do bazar, foco em produtos para família e criança e, ainda, uma seleção de itens adequados para o público-alvo da loja. Dessa forma, as apostas em artigos de maior valor agregado podem ficar para outro momento, já que o consumidor tem pensado duas vezes antes de abrir a carteira para comprar algo que não tenha excelente custo-benefício.
Lucratividade garantida
O bazar é presença obrigatória nos supermercados, independentemente do porte e da localização. Segundo o diretor financeiro e administrativo do Somar Comércio de Alimentos, Jerry Adriane Ferreira, três das quatro lojas da rede, em Divinópolis e Carmo do Cajuru, no Oeste do Estado, recebem um investimento maior na seção que garante 5% do faturamento da empresa. “Investimos bem, porque a lucratividade é melhor e o retorno garantido”, destaca.
Na lista dos campeões de vendas estão as utilidades domésticas em plástico, no esquema “pague três, leve quatro”. Para completar a estratégia, os preços também são competitivos para quem pretende incrementar a compra da semana com um item especial.
Estratégias direcionadas a supermercados
A indústria reconhece o potencial do bazar como espaço nobre que garante vendas e exposição da marca. De acordo com o Gerente Comercial da Região Sudeste da Tramontina, André Savi, o setor supermercadista é importante canal de vendas para a empresa. “Ao longo do tempo, temos observado a ampliação desse canal, aliada à crescente inovação do setor de bazar, com o objetivo de fidelizar os clientes e se diferenciar da concorrência”, enfatiza.
Nesse sentido, a empresa desenvolve estratégias direcionadas especificamente para supermercados, com opções de cores e modelos, exposição harmônica e assertividade do mix de produtos, a fim de atender o consumidor em sua necessidade, sem ruptura. “A economia mais retraída e fatores disruptivos – desde a venda de alimentos pela internet até a consolidação dos atacarejos – exigem do canal supermercadista estratégias cada vez mais inovadoras. Para isso, é fundamental que o consumidor seja retido nos supermercados que possuem a vanguarda na memória afetiva dos seus clientes. Atualmente, o consumidor está cada vez mais híbrido e percebe as forças de cada formato de negócios e o que comprar em cada um deles”, analisa.
Assim, recomenda Savi, a oportunidade para os supermercados está no fortalecimento da seção de bazar, com foco no consumidor, sempre melhorando alguma coisa em casa, e no desenvolvimento de estratégicas que incluam itens da seção em datas sazonais, como sugestão de compra adicional, por exemplo.Para completar – como são produtos de maior valor –, o supermercado pode adotar um sistema de pagamento parcelado, o que facilitaria a vida do cliente e garantiria um valor a mais no faturamento da loja.
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