Empreendedorismo familiar, foco na oportunidade, disposição para o trabalho, produtos de qualidade, planejamento e confiança no futuro resumem a história de sucesso da empresa mineira Codil Alimentos Ltda. Fundada em 1970 como Comercial Divinópolis Ltda., a atacadista de cereais comemora 50 anos de atividades em 2020, com aumento de 30% do faturamento em 2019, no comparativo com o ano anterior, incremento de 14% do volume comercializado, no mesmo período e média mensal de 10 mil toneladas de uma linha de produtos e subprodutos que tem lugar garantido nas gôndolas dos supermercados e na preferência do consumidor final.
Em vendas, a marca está literalmente na boca do povo. Presente em mais de 300 municípios mineiros, tem mais de 4 mil clientes varejistas ativos e outros 10 mil cadastrados. Com sede em Divinópolis, na região Oeste do Estado e filial em Capivari do Sul, no Rio Grande do Sul, a atacadista que começou em um pequeno galpão com apenas um caminhão, conta, atualmente, com 367 empregados diretos nas duas unidades.
“O sentimento da Codil em relação aos supermercadistas é de gratidão pelo apoio que a empresa sempre recebeu. Pretendemos fortalecer ainda mais a nossa parceria com o setor e manter nosso maior diferencial: a proximidade com o varejo. A Codil se orgulha de ter seus produtos bastante pulverizados no mercado mineiro, como poucas outras empresas são capazes. Queremos continuar a compreender as necessidades dos supermercados para atendê-los sempre melhor”, promete o diretor da empresa, Arlindo Martins do Amaral.
Oportunidade
Na verdade, a história do que seria a Codil começou em 1969, quando o fundador da empresa, Valdemar Martins, comprou um armazém chamado Pague Pouco, na rua Goiás, 1.302, em Divinópolis e chamou o cunhado, Arlindo Lacerda, para fazer uma sociedade. Mas, o negócio ficou para trás logo, quando descobriram que a oportunidade de negócios do momento estava mesmo no ramo atacadista.
Em 1970, a nova empresa iniciou suas operações em um pequeno galpão e com apenas uma caminhonete para comercializar produtos, sendo que o destaque era o arroz beneficiado que vinha de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Em 1977, nasceu a marca Codil, que reforçou a garantia da qualidade da linha de produtos. A trajetória de crescimento da empresa, nos anos seguintes deu aos empreendedores a condição para investir em uma nova estrutura industrial, para dar suporte à expansão da produtividade que já era parte do planejamento estratégico da companhia.
Expansão
Assim, em 1985, a Codil já tinha a sua própria beneficiadora de arroz, em um imóvel de mais de 5 mil metros quadrados, com um galpão de 330 metros quadrados em Divinópolis. Na mesma época, a diretoria decidiu investir na qualidade do produto e passou a comprar o arroz no Rio Grande do Sul, com beneficiamento mensal de 1.200 fardos mensais
Em 1990, o parque fabril e a produção triplicaram e, em 1995, a atacadista mineira se instalou no Rio Grande do Sul por meio de uma filial, para ter uma nova unidade de compra e produção de arroz. A máquina de beneficiamento com capacidade para 2.500 fardos mensais e uma equipe de compradores muito bem qualificada completaram a estratégia da empresa, de colocar a marca na casa do consumidor final.
Diversificação
A expansão para o Sul do país mostrou novas paisagens e, também, trouxe uma aproximação com os produtores rurais da região. Assim, entre 1997 e 1999, a Codil reviu sua posição de empresa puramente familiar e beneficiadora de arroz, passando a comercializar o arroz parbolizado, feijão carioca e feijão preto e, ainda lançou a marca Arroz Codil Plus, de qualidade superior, para os consumidores mais exigentes. Em 1998 houve a cisão com os Supermercados ABC e em 2002, com o Mart Minas.
No mesmo ano, a empresa apresentou ao mercado o Arroz Codil Gold Parborizado, resultado de investimentos contínuos em tecnologia e qualidade nutritiva dos produtos da marca e em 2003, estabeleceu o foco no beneficiamento de arroz, feijão e no transporte, como Codil Alimentos Ltda, seu atual nome.
Os últimos lançamentos consolidaram a posição de liderança da empresa, com uma linha de farináceos – farinhas de mandioca, milho e rosca – milho para pipoca e os feijões branco, jalo e rosinha.
O resultado são prêmios como o Top of Mind nas categorias arroz, feijão e Top dos Tops, por ser o nome mais lembrado entre todas as categorias. A Codil também alcançou projeção nacional nas pesquisas da ABAD/Nielsen e é presença garantida no Troféu Gente Nossa, da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), pela liderança na categoria arroz.
Gestão
Passados cinco décadas, a primeira geração do negócio segue em atividade, mas a participação dos sucessores é ativa nos processos diários. “É importante chegar aos 50 anos de atividades, porém o principal é lembrar que ninguém comemora uma marca assim sozinho. Chegar aos 50 anos só foi possível devido ao esforço de muitas pessoas, desde os sócios até os colaboradores, dos fornecedores aos parceiros e clientes”, afirma Arlindo Martins.
Para o diretor, atingir a marca de cinco décadas também é motivo para agradecer a todos os sócios que fazem parte da história da Codil. Desde o irmão Valdemar, que viu a oportunidade e se empenhou em benefício da família, passando por Mozar, José Geraldo, Helena, Murilo, Mozar Júnior, Marcelo, Arliana, Aline e Ana Paula, todos fundamentais para a condução dos negócios.
Para construir o futuro, a Codil faz planos arrojados. Mas o mineiro que não gosta de falar muito de suas pretensões, até que as tenha realizado, adianta “pistas”. De acordo com Martins, o mix de produtos vai aumentar novamente, assim como a presença nos pontos de venda dos clientes. Para atingir esses resultados, estão previstos investimentos na aquisição de maquinários e tecnologias, para agregar maior valor ao processo produtivo e qualidade dos grãos. A ampliação da frota também está nos projetos e na ampliação da frota, para conquistar mais melhorias no campo da logística.
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