A EuroShop 2020 – maior e principal feira de varejo do mundo, que acontece a cada três anos em Dusseldorf, Alemanha – chegou nesta terça-feira, 18, a seu terceiro dia. Duas palestras chamaram a atenção do corresponde da revista GÔNDOLA, Gustavo Vanucci, na segunda-feira, 17: uma telas, com título “2020, o ano do varejo inteligente” e uma batizada de “A loja física está viva...e em mutação”. Ambas confirmaram o conteúdo das conversas que consultores e visitantes em geral já vinham mantendo nos corredores das pavilhões de exposição, principalmente porque nos estandes percebe-se como muita clareza o avanço da tecnologia.
Esse avanço é impressionante no que tange aos métodos de pagamento. É unânime que o check-out continua sendo um ponto de atrito no varejo e há muita gente tentando encontrar soluções tecnológicas para a solução dos problemas. Empresas estão lançando soluções que englobam (RFID, vídeo, beacons, entre outros meios) que vão contribuir para quebrar paradigmas.
Outra solução que avançou muito foi o de “people counting”, que é a contagem de pessoas, e o reconhecimento facial. Diversas empresas estão apresentando soluções de contagem de fluxo de pessoas, medindo taxa de conversão, tempo da jornada do consumidor, engajamento com as marcas, pontos quentes (heat-maps), identificando até o gênero, a altura e a idade.
Processos
A melhoria de processos também não está esquecida. Uma solução de destaque apresentada na feira foi um programa de check-list para supervisão e operação de loja. Na operação de loja, os registros são feitos de forma automática, através do uso das tecnologias (beacon e RFID) para mensurar o tempo gasto nas atividades, quem a realizou e se o processo estava correto. Já na supervisão de loja, há a automação do check list, garantindo que os pontos de contato dos clientes estejam preparados para receber os shoppers e vender mais. Este check-list é formatado de acordo com os processos internos e ideal para quem possui mais de uma loja.
Em resumo: o objetivo das soluções confirma a tendência de reduzir o tempo gasto na operação para aumentar o tempo gasto nas atividades, tarefas e processos voltadas para aumentar as vendas, e engajar o shopper via melhoria na experiência de compra.
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