Uma empresa moderna, bem administrada, com crescimento sólido e cada passo bem calculado. Mas são passos largos. Assim é a Zebu Carnes Supermercados, uma joia que cada vez reluz mais em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Em 2022, a empresa chega aos 30 anos com o propósito de manter um crescimento sustentado, mas sem descuidar de fatores que asseguram esse suporte diariamente: o atendimento diferenciado ao cliente com produtos de qualidade e bons serviços prestados.
Foi esse diferencial, aliás, que trouxe a empresa ao porte atual. Em 2021, foram R$ 218,3 milhões em faturamento emnove lojas,e-commercee750 colaboradores empregados diretamente. “As lojas da Zebu Carnes Supermercados têm foco no varejo de vizinhança. Estrategicamente localizadas em pontos por quase toda a cidade de Uberaba, têm como objetivo ser uma opção mais rápida e conveniente, com um atendimento personalizado e próximo do consumidor”, detalha o sócio-presidente,Matusalem José Alves.
O próprio nome da empresa já sugere essa proximidade com a cidade e com o município e confere ainda mais força à marca. “O nome foi escolhido, à época, considerando a força do gado Zebu na região e o alto nível de desenvolvimento genético da raça, o que sempre serviu como uma reafirmação do compromisso em fornecer uma carne de extrema qualidade ao consumidor”, explica.
Para quem duvidar da representatividade que uma das principais características econômicas de Uberaba empresta ao nome da rede, ou vice-versa, basta lembrar que o município é conhecido como a capital nacional da raça zebuína. É onde se concentra também grande parte das pesquisas e desenvolvimento do gado zebu no Brasil e um dos maiores eventos do gênero no país, a ExpoZebu, feira agropecuária já na sua 87ª edição. Isto é, a ligação do nome da empresa com o município vai além do atendimento diário da população em suas nove lojas.
História
A Zebu Carnes tem origem no ano de1992,quando os irmãos Matusalem – José Alves e Moisés João Alves –perceberam que havia um espaço importante na cidade para a vendade carnes de qualidade. Decidiram então montar um açougue com esse perfil e deram a ele o nome deCasa de Carnes Zebu. “Inicialmente um açougue de pequeno porte, com foco absoluto na qualidade dos produtos criteriosamente selecionados in loco para a garantia da melhor carne da região”, afirma Matusalem Alves.
Contrariando o velho ditado, neste caso o que é bomduramuito e o açougue teve longa duração. Mas não é só durar, é crescer, expandir e diversificar. Os fundadores logo perceberam que o cliente queria mais e, além disso, passou a exigir maior diversidade em produtos. Como mais um passo bem calculado, osirmãos Alvesresolveram unir mais membros da família ao negócio.
Supermercado
Foi a vez de incluir as irmãs deles como novas sócias. Maria Hilda Alves da Silveira e Vanderlita Aparecida Alves se juntaram à sociedade e contribuíram para a expansãodo negócio. Os quatro irmãos transformaram apequena loja de carnes no primeiro supermercado da futura rede. Nascia então a bandeira Zebu Carnes Supermercados, no ano 2000.
Conhecimento para expandir o negócio não seria problema, porque os fundadores já vinham do ramo. Antes da criação da empresa, Matusalem trabalhava como gerente do supermercado Coopercitrus, em Bebedouro, no interior de São Paulo. Já o irmãoMoisés era proprietário de um açougue em Uberaba. A vontade de terem o próprio negócio, juntos, fez com que surgisse a ideia da Casa de Carnes e que Matusalem retornasse para Uberaba, dando assim início a essa jornada de criação da empresa.
Foco
Sempre que uma loja supermercadista nasce a partir de um negócio menor, como um açougue, padaria ou sacolão, por exemplo, aquela atividade inicial tende a ganhar atenção maior da direção. Ou seja, é como se fosse a preservação do “DNA” da empresa. Na Zebu Carnes Supermercados, embora o cuidado seja com todas as seções e o mix em geral, o setor de açougue preservou essa“menina dos olhos” da empresa.
“A qualidade dos produtos fornecidos no setor de açougue sempre foi o foco principal da empresa. Os açougues de todas as lojas são modernamente montados e equipados, visando garantir a máxima qualidade, eficiência e o melhor atendimento ao consumidor”, conta Matusalem.
Mas, disse ele,não é apenas essa área a “menina dos olhos”, já que, a cada ano que passa, a Zebu Carnes investe mais e mais na variedade da mercearia; opera um setor de hortifrúti “cuidadosamente selecionado” e umapadaria bem completa. “Além de outros serviços diferenciados, em um ambiente totalmente climatizado e de fácil acesso, sendo uma perfeita opção tanto para compras do mês quanto para o dia a dia”, informa o sócio-presidente.
Treinamento
Por estar em uma cidade com boa estrutura viária e próximo dos principais centros fornecedores, a empresa ainda não viu a necessidade de investir em umcentro de distribuição (CD). “Pelo porte da empresa, com nove lojas, mais uma loja on-line, todas na cidade de Uberaba, a Zebu Carnes Supermercados é atendida predominantemente por indústrias”, conta.
Outra característica da empresa é que, pelacoberturageográfica da cidadee unindo a forma de trabalhar em mix e preços, a Zebu Carnes Supermercados consegue atingir todas as classes sociais. Para isso, um dos segredos é investir forte na equipe de colaboradores, com treinamento na própria empresa, tanto por meio de serviços de consultorias especializadas quanto pelo conhecimento transmitido pelos fundadores.
Futuro
O fato de ser empresa familiar não significa que a Zebu Carnes não apostealto em profissionalização e na sucessão. Mesmo com todos os fundadores atuandoà frente das decisões, os filhos/sucessores já ocupam cargos estratégicos em áreas essenciais. Mas, para isso, é preciso ter formação e competências técnicas. Com os sócios ainda na gestão,a forma de trabalharessa transição é feitagradualmente, dando continuidade à cultura organizacional e sem grandes impactos de mudança de gestão.
Além da preocupação em perpetuar a empresa, com a inserção da geração mais jovem, a Zebu Carnes Supermercados investe também em novos negócios de acordo com o que o cliente demanda. É o caso da criação do sistema de vendas pela internet, quando as circunstâncias mais demandaram. “A Zebu Carnes inaugurou sua loja on-line em 2020, otimista com as vendas e acreditando no crescimento do segmento. Com uma boa oferta de serviço ao consumidor e um trabalho eficiente, tende a ser um mercado muito promissor”, analisa Matusalem.
A empresa ainda não criou marca própria de produtos, mas está atenta a outras possibilidades de crescimento,com perspectiva de novas lojas em Uberaba e também na região. Isso sempre dentro do modelo que consolidou o crescimento da bandeira: o formato de loja de vizinhança. “Temos planos para expandir, estamos sempre avaliando as oportunidades”, confirma o sócio-presidente.
Ele diz que enxergano formato loja de vizinhança grandes oportunidades de um atendimento mais próximo ao consumidor. Especialmente no momento atual, analisa, diante da alta nos preços dos combustíveis. “Não temos dúvida do quão importante são a proximidade e a facilidade de acesso às lojas de vizinhança”, avalia. “Somado a isso, o tempo cada vez mais escasso e a correria da vida moderna, vemos que nosso objetivo em estar cada vez mais perto dos clientes se mostra continuamente mais acertado, e é nessa linha que pretendemos seguir, mantendo nosso modelo de lojas e localização”, informa.
Matéria publicada na edição 309, de agosto, da revista GÔNDOLA
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