Superminas 2022 começa nesta terça, no Expominas, em BH
18/10/2022 às 12:35

Proprietários, executivos, gerentes e demais gestores do varejo supermercadista em Minas Gerais já se preparam para o maior encontro do setor no estado e um dos maiores do Brasil. Depois de ter duas edições suspensas por motivo da pandemia, a Superminas está de volta e a data está bem próxima: dias 18 a 20 de outubro. O Expominas, em Belo Horizonte, vai receber esse megaevento de negócios, relacionamento e atualização profissional. Para todos os portes de empresas do varejo supermercadista é o momento máximo no estado para encontrar o fornecedor de todos mix e aproveitar as tabelas de preços reservadas para oportunidade. 

É por isso que representantes de empresas supermercadistas, de todas as regiões do estado, estão aumentam a procura por inscrições para não perder a maior oportunidade de conhecimento com grandes especialistas e os principais nomes do setor já confirmados na grade de palestra da Superminas. 

Quem já conhece as vantagens de participar do evento, não mede esforço para estar presente, mesmo que para isso tenha que viajar uns bons quilômetros até a Capital. É o caso de Cícero Ruela, do Supermercado Vila Rica, de Monte Belo, no Sul de Minas, a cerca de 400 quilômetros de Belo Horizonte, que já garantiu a participação. Tudo isso em busca de mais conhecimento e boas oportunidades. “A Superminas traz muita informação e expectativas de mercado. As informações que a gente adquire lá dão para aplicar no supermercado, principalmente no futuro”, diz.

Ele destaca o caráter de aprendizado nas apresentações durante o evento sempre em busca de antecipar tendências do setor.  “A gente tem que trabalhar sempre um passo na frente da concorrência e a Superminas traz muito isso”, confirma. “Todos os eventos a que fui lá me acrescentaram muita coisa que apliquei no supermercado e veio a funcionar”, completa o supermercadista do Sul de Minas. 

De outra região, no Norte do Estado, quem já garantiu presença na Superminas é o diretor do supermercado Asa Branca, de Janaúba, Moacir Mendes da Silva.  Para ele, é o momento de buscar mais conhecimento para a gestão do negócio no dia a dia e de encontrar o fornecedor num ambiente mais descontraído e propício para negócios.

“Vou estar sim na Superminas, porque é um evento importantíssimo para nós supermercadistas”, diz ele. “É onde vamos ter a oportunidade de estreitar relacionamentos com nossos fornecedores e buscar novas parcerias. É também o momento de atualizamos com novas tendências de mercado nas palestras”, afirma. 1

Ele ressalta ainda a importância de visitar o expositor na feira, onde é possível ter acesso às mais recentes novidades que envolvem desde a construção, gestão e operação de lojas supermercadistas. “É importante para conhecermos novos equipamentos e novas tecnologias que é por onde o mercado vem cada vez mais melhorando nossa gestão, sem deixar de fora que é o local de conhecermos novos colegas de ramo e trocar experiências”, avalia. 

Antônio Magalhães, presidente da rede Maxsul, central de negócio presente em 23 cidades do Sul de Minas e com 30 lojas, também já garantiu presença na Superminas 2022. Ele é outro supermercadista a afirmar que a participação no evento é essencial para quem está no ramo, porque é onde pode encontrar colegas do setor e o fornecedor. “É onde a gente busca informação, busca produtos, tem toda a tecnologia, coisas novas, tudo isso a gente encontra na Superminas”, aponta Magalhães. “E o relacionamento para quem está no ramo essencial, tem que participar. Só tem a ganhar”, afirma. 

Segundo ele, além da participação de diretores da rede no primeiro dia, na abertura da Superminas, nos dois dias seguintes uma comitiva já está organizada para comparecer. “Nós temos participado todo ano”, confirma. 

Um lugar para fazer bons negócios

Com mais de 500 expositores em 34,7 mil metros de área de exposição, são muitas as oportunidades para o supermercadista fazer bons negócios, inclusive preparando o sortimento para o final de ano. Em todas as categorias, o supermercadista vai encontrar expositores com produtos tradicionais do mercado, os líderes de venda e também com novidades em todo o mix da loja. 

A área de exposição conta com a presença das indústrias regionais e das maiores nacionais e multinacionais dos ramos de alimentos, bebidas, pets, finanças, tecnologias, máquinas, equipamentos, construção, reformas, prestação de serviços e todos os perfis de empresas para oferecer soluções ao varejo de forma geral.1Do ponto de vista de fazer negócios, o presidente da  Maxsul disse que a Superminas é muito interessante porque as empresas situadas dentro no Estado têm situação diferente no que se refere a impostos, às alíquotas, o que favorece a negociação. “A gente fecha com mais conforto as parcerias com as firmas aqui de Minas Gerais. Mesmo elas tendo atuação em outro estado, como São Paulo, as tendo algum ponto em Minas, a gente fecha de forma mais em conta”, informa.

Para ele, a posição geográfica em que as empresas supermercadistas associadas à central de negócio estão instaladas também facilita a presença no evento em Belo Horizonte. “As lojas da nossa rede, são mais situadas do Sul para o Centro, do estado, como varginha, Pouso Alegre, então a gente tem essa facilidade,” analisa ele, fazendo uma comparação com as empresas do setor de cidades mais ao extremo Sul do estado. 

Prazo especial para recolhimento do ICMS 

A justificativa do presidente da  Maxsul ganha um reforço. Atendendo pleito da AMIS, foi publicada no dia 2 de setembro, no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, a Resolução nº 5.607, que concede à 34ª Superminas  prazo especial para recolhimento do ICMS relativo às saídas de mercadorias decorrentes de negócios firmados ou iniciados em feiras.

Na prática, isso significa que o recolhimento do ICMS do mês de outubro, do comércio atacadista e varejista, exceto os que tenham prazo específico, que deveria ocorrer até o dia 8 de novembro, poderá ser recolhido com prorrogação de prazo de 30 dias. Ou seja, até 8 de dezembro. 

O prazo especial, no entanto, só se aplica ao ICMS relativo às operações realizadas durante a Superminas ou a partir dela e entre contribuintes e para negociação até o final do mês subsequente ao do encerramento da feira. Isto é, até 30 de novembro.

Para ter direito à prorrogação do recolhimento do imposto nas negociações durante a Superminas, o contribuinte, tanto vendedor quanto comprador, deverá seguir algumas exigências especificadas na resolução.  

Internacionais - Os compradores que visitarem o evento vão ter a oportunidade de conhecer também produtos de outros países, além daqueles importados já tradicionais nas lojas do setor. É que, mais uma vez, a  Superminas chama a atenção de fornecedores de outras partes do mundo. Somados aos estandes regionais e nacionais, a feira tem a presença de expositores internacionais que descobriram no evento uma grande vitrine para apresentar seus produtos ao mercado mineiro, o segundo maior do setor no Brasil. 

Com isso, além de compradores vindos de diversos países como visitantes, isto é, aqueles que não abrem mão de participar da Superminas, mas não necessariamente, com estantes, a área de exposição tem a presença confirmada de empresas vindas da América do Sul e do continente asiático.

Renovação do mix, oportunidade de melhorar as margens 

O diretor do Supermercados Comac, de Urucuia, no Norte do Estado, Alberto Valadares Cavalcanti, vai viajar mais de 1.200 quilômetros - ida e volta - para
1 participar da Superminas. Segundo ele, o evento de forma geral traz muitas oportunidades, mas ele elege três situações que são especiais para justificar a participação mesmo para quem tem que viajar tanto assim. São momentos que servem também como dicas aos demais supermercadistas. 

“Eu geralmente costumo participar da Superminas quando eu estou pretendendo fazer um investimento em melhorias na empresa”, revela Cavalcanti. A área de exposição tem sempre a presença de grandes indústrias de equipamentos, máquinas e tudo para montagem da loja. E foi aí que ele percebeu uma grande oportunidade para economizar na aquisição de novos produtos. “Normalmente, eu consigo comprar equipamentos e maquinários com descontos muitos bons negociando diretamente na feira”, revela. 

Um segundo motivo que leva o diretor do Comac à Superminas, talvez até mais importante do que o primeiro, é a possibilidade de melhorar as margens de lucro do supermercado. Sim, Cavalcanti percebeu que melhorando o mix da loja, trazendo produtos novos, a loja ganha com isso e, principalmente, o consumidor final. “Eu visito a Superminas também quando eu preciso melhorar o mix de produtos. Como a feira traz muitas novidades, eu consigo oferecer novos produtos ao meu cliente e com essa inovação eu consigo melhorar as minhas margens”, afirma.

Muitos supermercadistas, mesmo que não façam compras durante a feira, não deixam de prestigiar o evento pela atualização profissional, o contato com demais empresários do setor, ou mesmo para um encontro com diretores das empresas fornecedoras que expõem na feira. É esse encontro que caracteriza mais uma grande descoberta de Cavalcanti. Ele conta que estava tendo problema com uma grande indústria que fornece para o Comac, e não conseguia resolver a situação, mesmo com as muitas tentativas feitas junto ao seu contato que o visitava na loja.

Foi então que Cavalcanti aproveitou a visita à feira e falou pessoalmente com um diretor do parceiro fornecedor. “Eu pude conversar diretamente com o diretor da empresa e resolvi o problema”, conta. “Então essa é mais uma vantagem que vejo em participar da Superminas. Você tem a oportunidade de conversar os diretores das indústrias”, aponta.  

Orgânicos têm espaço garantido

Com crescimento anual sempre na casa dos 30%, segundo a cadeia produtiva do setor, os produtos orgânicos ganham cada vez mais espaço na cesta do consumidor e, consequentemente, nas gôndolas dos supermercados. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com base em números de 2021, 42% das empresas supermercadistas do País comercializam produtos orgânicos. 

Como um evento que reflete as tendências do setor, neste ano, essa categoria de produto terá forte presença na Superminas, com um espaço exclusivo. 

 A Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos – entidade sem fins lucrativos, que trabalha para divulgar os conceitos e as práticas orgânicas, contratou um espaço de 64 metros quadrados na feira para apresentar produtos e toda a filosofia desse segmento ao mercado mineiro. Será uma oportunidade para o supermercadista que deseja implantar a seção ou ampliar a já existente na loja conhecer ou pouco mais sobre os produtos ou encaminhar parcerias de fornecimento junto aos expositores. 

Apoio e valorização aos pequenos negócios

A Superminas terá espaço também para um perfil de empreendimento de grande importância no abastecimento mineiro. São os pequenos negócios, responsáveis por muitos produtos exclusivos comercializados nas gôndolas dos supermercados e pelo desenvolvimento econômico, principalmente, de pequenos municípios. E, para tratar desse assunto, a AMIS se alia a quem entende muito de pequenos negócios: O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em Minas Gerais, o Sebrae-MG; e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais, o Senar Minas.

Numa área de exposição definida exclusivamente para esses pequenos negócios, essa parceria vai possibilitar a presença no evento de pequenos empreendedores que já fornecem ou tem potencial para se tornarem fornecedores dos supermercados. No espaço, eles terão a oportunidade de iniciar relacionamentos e fazer negócios com empresas supermercadistas de todos os portes, incluindo as maiores redes do estado.1Outro espaço exclusivo na área de feira da Superminas é uma parceria com Senar Minas, que é entidade privada, vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). O Senar Minas é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares, além de oferecer assistência técnica e gerencial gratuita para cadeias produtivas do agronegócio. 

É com esse know how que, mais uma vez leva pequenos produtores para expor no evento. A participação deles desperta interesse de ambas as partes, já que podem apresentar seus produtos aos diretores e compradores de supermercados e potenciais parceiros do varejo para negócios durante a feira ou a partir dela. Pelo lado do comprador, é a oportunidade de conhecer e experimentar novos produtos que podem fazer a diferença no mix da loja.

Em muitos casos, para quem “chega primeiro”, esses produtos se tornam também exclusivos em determinados supermercados, já que, como a produção é em pequena escala, pode ser fornecida para um único comprador.  

 Atualização profissional é mais um destaque da Superminas   

Durante os três dias, são mais de 70 atividades de qualificação profissional, como palestras, fóruns; visitas técnicas; painéis, etc. Essas atrações atendem às demandas de conhecimento dos mais diversos profissionais da empresa, desde marketing, RH, vendas, operação de loja, novas tecnologias, novas mídias; passando também por análises do cenário econômico brasileiro e mundial, com grandes especialistas.   

Com uma rica programação a área de atualização profissional do evento traz conteúdo apropriado para todos os portes de empresa. Isto é, mesmo quem tem uma pequena loja em qualquer região do estado, terá no evento o conhecimento para melhorar ou expandir seu negócio. A Superminas, como evento de fomentar o conhecimento no setor, é uma grande oportunidade para todos os portes de empresas.  Muitas delas têm no evento a única oportunidade durante o ano de desenvolvimento profissional para sua equipe de colaboradores e mesmo para diretores.   

Setor supermercadista mineiro: forte e essencial 

A AMIS, organizadora da Superminas, representa um setor essencial à população e altamente relevante para a economia mineira. Em números do fechamento de 2021, os supermercados mineiros reúnem 10,6 mil lojas, que geram diretamente 358,7 mil postos de trabalho. 

O faturamento totalizou R$ 63,39 bilhões, o que representa 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. Ao longo do ano, o setor investiu R$ 1,04 bilhão em expansão, gerando 10,7 mil novos postos de trabalho em 106 novas unidades inauguradas. 

A força do segmento em Minas Gerais é retratada também no ranking nacional de supermercados. O estado tem seis redes entre as 25 maiores do país. A participação de Minas Gerais no faturamento nacional é de 11,9% e no número de lojas, de 11,8%, também com dados de 2021.

Em dados mais recentes, o setor supermercadista mineiro fechou o primeiro semestre com crescimento na demanda de 7,8%, segundo o Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), que mede a variação do consumo no setor em todo o estado. A média é bem maior do que a nacional que ficou em 2,2%.  

Essa pujança pode ser explicada fatores diversos. As empresas mineiras têm se destacado em crescimento no atendimento à população, com forte expansão em serviços e em pontos de vendas por todo o estado. Só nos primeiros seis meses, 27 unidades foram abertas. Essa contagem leva em consideração só os pontos realmente novos, isto é, sem incluir, as inúmeras reformas e ampliações que também potencializam em muito o atendimento ao consumidor final.  

O desempenho econômico do estado também contribui fortemente para essa largada na frente dos supermercados mineiros frente à média nacional. Principalmente na geração de empregos, Minas Gerais tem se destacado. A pesquisa da PNAD Contínua do IBGE, referente ao segundo trimestre, confirma isso. A taxa de desocupação em Minas Gerais foi de 7,2% frente aos 9,3% no Brasil. Neste mesmo período do ano passado, a média em estadual ficou em 12,6%, e a nacional em 14,2%.  

Ou seja, para quem está pensando em fornecer para o setor supermercadista, Minas Gerais é um bom lugar. E começar pela Superminas, é melhor ainda. Para quem é do varejo do setor, o evento é o lugar para conversar com as lideranças do segmento.  

Matéria publicada originalmente na edição 310, de setembro, da revista Gôndola

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