Carne prime ou premium, não importa qual o nome você dê para este mercado. O certo é que o segmento está em franca expansão. Nos últimos anos, os cortes especiais deixaram de ser exclusividade dos restaurantes de alta gastronomia para estarem presentes nas prateleiras dos supermercados, que perceberam uma ótima oportunidade de diversificar e elevar o patamar do mix oferecido na seção de açougue, que muitos já chamam de “boutique”.
A verdade é que faz tempo que os cortes bovinos deixaram de se dividir entre “carne de primeira” e “carne de segunda”. Para exemplificar o sucesso do segmento prime, basta dizer que Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes já aponta a raça europeia Angus como o segundo maior rebanho de corte bovino do Brasil, atrás apenas das raças zebuínas, como nelore, que dominam o rebanho comercial do País.
Não é que a picanha e o contrafilé perderam a preferência do brasileiro na hora do churrasco. Não se trata disso. Mas certamente ganharam concorrentes de peso. Bom para o consumidor e para o supermercadista, que aumenta o seu leque de opções na hora de atrair a clientela.
*Leia a reportagem completa na versão imprensa da revista Gôndola, edição 314 do mês de fevereiro.
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