Vende bem o ano todo e na Páscoa ainda mais
24/03/2023 às 10:00

A Páscoa está batendo à porta. Afinal, é dia 9 de abril o domingo em que a tradição de presentear com chocolate tem a sua data de calendário. Tanto a equipe de loja quanto a que monitora os estoques em geral já estão com uma noção razoável se o planejamento feito para esta data sazonal de 2023 acertou, errou ou ficou no “mais ou menos”. Uma coisa é certa: o consumidor, ano a ano, cada vez mais deixa as compras para a última hora e, além disso, chocolate vende bem o ano todo.

Principalmente para quem não apostou todas as fichas nos ovos de chocolate, o balanço final da Páscoa, depois de 2023, como um todo, poderá surpreender. Se depender da avaliação da Kantar, até mesmo os ovos de chocolate prometem. Em pesquisa recentemente divulgada, os analistas apontam que “após dois anos de pandemia de Covid-19, que levaram a uma desaceleração no consumo de ovos de Páscoa, esses itens começam a mostrar retomada de crescimento”.

Durante a celebração do ano passado, a Kantar registrou 7 milhões de novos lares compradores de ovos de chocolate, em comparação com 2020. No total, 36,2% dos lares brasileiros consumiram ovos de chocolate em 2022, um acréscimo de 12,5% em relação a 2020. Para a Páscoa que se aproxima a Kantar prevê a manutenção da tendência de aumento de consumo de ovos de chocolate, embora não necessariamente os industrializados.

“Para equilibrar o bolso, os itens artesanais (caseiros e feitos sob encomenda) devem se destacar. Ovos de chocolate artesanais já representam quase a metade do volume consumido durante a Páscoa pelos brasileiros. O consumidor costuma comprar, em média, 500 g dos produzidos à mão e embalagens de 390g dos industrializados”, diz o relatório.

 

* A reportagem completa está disponível na edição 315 da revista Gôndola. 

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