Desde 1966, ousadia, inovação e sucesso em Conselheiro Lafaiete
09/06/2023 às 16:35

Em 7 de outubro de 1966, Vicente Teixeira Lana e Expedito Lana fundaram, na cidade de Conselheiro Lafaiete, o Armazém Brasil Ltda. Foi uma empreitada que mudaria a vida deles e de suas famílias. Na simpática cidade mineira de Piranga, Expedito trabalhou por muitos anos no ramo de farmácia juntamente com o pai dele, Francisco Lana Sobrinho. Já o irmão, Vicente, tinha sido ajudante de alfaiate e também prestou serviço em vários comércios. Estabeleceu-se com uma loja de tecidos, a Casa Lana, em Senhora de Oliveira, por muitos anos. Também trabalhou em vários comércios de Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte. 

Um ano antes do início do Armazém Brasil, em meados de 1965, Vicente foi convidado pelo amigo José Pastor de Oliveira para comprar um comércio que estava à venda. Quando as negociações foram concluídas, Vicente chamou o irmão Expedito para compor a sociedade. 

Na Rua Marechal Floriano, o Armazém Brasil, hoje com o nome fantasia de Supermercado Brasil, cresceu e se fortaleceu. A sociedade entre o trio permaneceu por quase 20 anos. Na década de 1980, permaneceram no negócio apenas Expedito e Vicente. 

Em 1984, o Supermercado Brasil abriu sua segunda loja. Mas logo foi preciso abrir uma terceira unidade, em 2006. Ainda seriam inauguradas outras quatro unidades, totalizando sete. Durante esse período de expansão, a empresa perdeu seus fundadores. Expedito faleceu em 2013, sendo que dois netos permanecem ativos nos negócios. Já Vicente faleceu em 2021 e hoje tem quatro filhos e quatro netos que dão sequência à sucessão. 

“Hoje estamos passando para a terceira geração. É um desafio muito grande chegarmos nessa geração com outras visões, outros pensamentos, uma empresa conservadora em processo de mudança e evolução”, observa Matheus Biagioni Lana, gerente administrativo. 

 

* A reportagem completa está na edição 317, da revista Gôndola. Acesse o LINK. 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080