Seção de limpeza: especialistas e supermercadistas analisam o mercado
12/06/2023 às 15:00

Enquanto as casas com empregadas domésticas reduziram a compra dos produtos de limpeza, os lares sem este profissional deram um gás a mais para o setor. De acordo com o relatório Consumer Insights, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, entre setembro de 2021 e o mesmo mês de 2022, casas sem funcionária doméstica registraram aumento de 2% em unidades e de 13% em gasto médio com itens de limpeza. Enquanto isso, nos lares com a profissional houve redução de 4% nos gastos com produtos de limpeza e em 8% no volume médio comprado.
Durante o período, as vendas totais de itens de limpeza para casa aumentaram 4%, com destaque para o limpador brilho (15%), amaciante (5%) e limpador sanitário (4%). Foi o auge deste trio.
Paulo Engler, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), diz que o “limpador multiuso vinha, até 2019, em um crescimento muito consistente, tanto que ele era, dos produtos de limpeza, o de maior crescimento. Havia novidades muito interessantes no mercado. A pandemia interrompeu esse período”.
Ele explica que isso ocorreu porque “as pessoas voltaram para dentro de casa e ficaram mais com os produtos básicos de limpeza e para a higienização. Nós tivemos um crescimento exponencial de água sanitária, sabão em barra e amaciante. E tivemos uma quase estabilidade do multiuso”.

* A reportagem completa está disponível na edição 317 da revista Gôndola. Link AQUI.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080