Revista Gôndola: Supermercados Irmãos Lima, destaque no Sul de Minas
27/11/2023 às 12:02

A série "Sotaque Mineiro" deste mês nos leva a conhecer a fascinante história do Supermercado Irmãos Lima, situado na região do Sul de Minas, em Conceição da Aparecida, uma cidade tipicamente mineira, repleta de tradição e calor humano.

A cidade recebeu este nome em virtude de uma promessa feita por um dos doadores dos terrenos a Nossa Senhora Aparecida, por volta de 1871. Hoje, Conceição da Aparecida é uma região que se destaca por sua atividade agropecuária, sobretudo na produção de café de alta qualidade, e possui um rico patrimônio cultural.

Uma cidade que carrega tanta história também é o cenário da vida dos irmãos Lima: Paulo Roberto, Pedro César e Domingos Sávio, que através de muito esforço, durante 50 anos, conseguiram transformar uma pequena mercearia em um grande negócio.

Tudo começou quando o patriarca, Pedro Augusto de Lima, fundou, em 1969, uma pequena mercearia em Conceição da Aparecida. Ele gerenciou o comércio até 1973, quando decidiu vender aos seus filhos. A partir daí surgiu a empresa Irmãos Lima Ltda., que tradicionalmente ficou conhecida na região por seu nome fantasia: “Supermercado Lima”.

Com muita coragem, dedicação e trabalho duro, os irmãos iniciaram sua jornada no ramo varejista, enfrentando muitos desafios, especialmente no aspecto financeiro, pois não dispunham de praticamente nenhum recurso.

No dia a dia, as atividades e o atendimento dentro da mercearia eram realizados pelos próprios irmãos, uma vez que a escassez de recursos, naquela época, impossibilitava a contratação de mais funcionários, fazendo com que eles mesmos tocassem o negócio, quase que sozinhos, por um bom tempo.

O orgulho pela terra e o apego às tradições são sentimentos que permeiam a população de Conceição da Aparecida, e foi com base nisso que os irmãos Lima conseguiram que seu negócio ganhasse destaque na cidade, oferecendo atendimento diferenciado aos clientes e se consolidando como um dos supermercados mais tradicionais da região.

1

* A reportagem completa está disponível na edição 323 da revista Gôndola. Link AQUI.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080