Revista Gôndola: A boa experiência do cliente
08/01/2024 às 14:04

Letícia Moreira tem 20 anos, é estudante de medicina, mora em Belo Horizonte e vai ao supermercado duas vezes por semana. Ela compra, principalmente, produtos saudáveis e itens para alimentação rápida.  

A dona de casa Luci Cardoso tem 66 anos, mora em João Monlevade e vai ao supermercado toda segunda-feira, porque o hortifrúti na loja preferida está ainda mais fresquinho. Ela sabe que o caminhão chegou da Ceasaminas, em Contagem, pela manhã.   

Jonas Amorim, 46 anos, é professor. Ele para tudo às 15 horas para preparar a aula do dia seguinte. Durante a tarde e à noite não costuma ir ao supermercado, mas precisa que o supermercado vá até ele entregar os pedidos feitos no site da loja.  

Já Amanda Vieira tem 32 anos e é casada. Ela e o marido trabalham o dia inteiro fora e ambos têm pouco tempo para cozinhar. O jantar é no restaurante de um supermercado que fica ao lado da casa em Diamantina.  

O “seu” Ramiro Alves, de 76 anos, tem uma pequena fazenda na região de Teófilo Otoni, mas mora na cidade. Todas as manhãs ele vai ao supermercado às 8 horas em ponto. Gostaria que a loja abrisse duas horas antes, mas entende perfeitamente que os funcionários precisariam levantar muito cedo. Tudo bem! Ele só quer comprar algumas encomendas dos trabalhadores da fazenda e produtos de mercearia em embalagens maiores, caixas fechadas. Os funcionários da loja já o conhecem, tratam-no muito bem e preparam a compra o mais rápido que podem.  

A youtuber Marcela Nunes, de 17 anos, legítima representante da Geração Z, nativa digital, tem boa parte do seu tempo mergulhada no ambiente on-line. Mas ela valoriza muito o supermercado, desde que este tenha novidades no dia a dia, principalmente em produtos, no visual e um ótimo atendimento. Porque, afinal, uma loja bonita rende bons vídeos e é também um ambiente “instagramável”.  

Todas as pessoas citadas acima são personagens imaginárias. Porém, são personas reais, que demandam um atendimento sob medida e querem ótima experiência de compra nos supermercados diariamente.  

O setor está preparado para isso?  Sim, alguns até já superaram essas demandas e têm sempre uma ótima experiência para o cliente. Outros estão se ajustando às constantes mudanças do consumo. Porque não é fácil atender a uma demanda tão variada de perfis de cliente. 

TEMA DA AMIS  

Para melhor debater o assunto e proporcionar cada vez mais as boas experiências no dia a dia no setor acerca do assunto, a Associação Mineira de Supermercados (AMIS) elegeu como tema central para 2024 “A Experiência do Cliente”, que vai nortear as discussões e debates ao longo do ano no segmento.  “Quando se fala de experiência, não é só de atendimento; é a experiência global do negócio; envolve tudo na empresa”, explica o Presidente do Conselho Diretor da AMIS e diretor da rede Verdemar, Alexandre Poni. 

A matéria completa está na edição impressa de janeiro da revista GÔNDOLA e poder ser lida também NESTE LINK. 

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