Revista Gôndola - Consul: inovação e exemplo de empreendedorismo cooperativista
09/01/2024 às 13:36

O “Sotaque Mineiro” deste mês vai contar uma história de união e superação de uma rede em Ipatinga, no Vale do Aço, que ao longo de seis décadas se mantém firme até hoje. Naquela época, uma pequena cooperativa de consumo dava seus primeiros passos, construindo os alicerces de uma visão compartilhada e um propósito comum.

O que começou como um modesto esforço colaborativo, logo se transformou em uma história notável de crescimento e inovação que você, leitor, poderá acompanhar aqui na GÔNDOLA.

A trajetória da Consul teve início em 1962, quando foi fundada com o propósito de atender às necessidades dos colaboradores da Usiminas. No entanto, suas operações efetivas começaram a moldar-se apenas em 1963, coincidindo com um período crucial para a Usiminas, que se preparava para iniciar suas atividades. Nessa fase, o desempenho siderúrgico teve um papel fundamental no desenvolvimento da infraestrutura de Ipatinga.

Apesar desses avanços, uma lacuna significativa persistia no fornecimento de gêneros alimentícios e produtos de higiene. Diante desse cenário, a empresa incentivou a criação da cooperativa, atendendo especificamente às necessidades dos colaboradores.

Por muito anos, a cooperativa operou exclusivamente para os trabalhadores da Usiminas, com lojas estrategicamente localizadas nos bairros Amaro Lanari, Horto, Bom Retiro, Bela Vista, Cariru e Ideal. Entretanto, com a privatização da Usiminas em 1991, a cooperativa se viu diante da necessidade de buscar autossuficiência.

Essa transição se concretizou em 1993, quando a Consul se tornou uma cooperativa aberta. O sucesso dessa transformação foi natural, dada a expectativa manifestada pela comunidade.

Crescimento

Com o crescimento da cooperativa, foi necessário o aprimoramento dos processos de gestão, elevação dos padrões de atendimento, expansão do portfólio de produtos e a introdução de outros benefícios para os cooperados, a fim de competir no mercado convencional. Naquela época, a Consul já contava com mais de 10 mil associados.

Através de muito trabalho e cooperação, hoje a Consul é reconhecida como uma cooperativa sólida, respeitada e valorizada pelos fornecedores, parceiros, cooperados e clientes fidelizados.

A matéria completa está na edição impressa de janeiro da revista GÔNDOLA e poder ser lida também NESTE LINK. 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080