Revista Gôndola: Agregando sabor e vendas
15/01/2024 às 13:48

Conhecidos por dar um gostinho a mais na comida, temperos, condimentos e especiarias foram redescobertos pelos consumidores durante a pandemia da Covid-19 (anos de 2020 e 2021), quando uma grande quantidade de pessoas passou a preparar suas refeições em casa. Outro impulso forte tem sido dado pela imensa quantidade de receitas e dicas de culinária disponíveis nas diferentes mídias sociais, em que as pessoas são estimuladas a testar suas habilidades e, principalmente, o paladar.

São comportamentos novos e novas oportunidades do século 21 que remontam aos séculos 15 e 16, quando os europeus descobriram as maravilhas de sabor que existiam no Oriente, notadamente na Índia, com as Cruzadas e a “Rota das Especiarias”. A demanda estimulou o período das grandes navegações e o descobrimento do Brasil.

Os exploradores portugueses já chegaram em solo brasileiro trazendo na bagagem especiarias trazidas da Índia e da China, marcando, assim, o início da produção local. Atualmente, a indústria de alimentos com foco em produtos como temperos, especiarias e condimentos tem investido cada vez mais em lançamentos que despertem o interesse e agrade ao paladar do consumidor.

Mais gancheiras

Nas gôndolas dos supermercados encontramos atualmente uma ampla variedade de opções, que vão desde molhos para carnes e molhos de pimentas a produtos saborizados, temperos diversos e uma seleção de ervas e especiarias, tais como louro, orégano, canela, gengibre, páprica, curry, açafrão, apenas para citar algumas. São tantas variedades que essesprodutos conquistaram espaço adicional nas prateleiras, refletindo a diversidade e riqueza que os consumidores buscam em suas refeições.

1

A matéria completa está na edição impressa de janeiro da revista GÔNDOLA e poder ser lida também NESTE LINK. 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080