Revista Gôndola - Série Experiência do cliente: Quanto menos, melhor
10/04/2024 às 09:40

A rede Bigmais Supermercados, de Governador Valadares, visando oferecer aos seus clientes uma jornada de compra satisfatória, implantou o "Açougue Sem Fila", o que tem contribuído para um processo de compra mais confortável para os clientes e eficiente para os colaboradores. Principalmente os shoppers, mais familiarizados com o mundo digital, gostaram da iniciativa. Agora, podem escanear um QR Code próximo ao açougue, usando o Wi-Fi da loja, e escolher as peças de carne desejadas, quantidade e corte preferidos.

Enquanto o pedido é preparado, eles continuam suas compras, sem interrupções. Além disso, os clientes também têm disponível a opção de compra pelo aplicativo e retirada em loja. A rede ainda oferece aplicativo com uma variedade de 

1funcionalidades para os clientes que participam do programa de relacionamento Bigmais Você, desde a consulta e resgate do saldo do cashback até a possibilidade de ofertas por ativação, que são disponibilizadas exclusivamente através do aplicativo.

Segundo o Bigmais, o app é a principal ferramenta para acompanhar os sorteios realizados nas lojas. O Big Mais também utiliza, nos caixas, pesquisas para conferir se o cliente encontrou todos os produtos desejados. Caso um produto esteja em ruptura, é feito um contato através do canal “Fale Conosco”, e informado quando o produto estará disponível, para que ele possa retornar à loja e efetuar a compra.

 Tema AMIS 2024

Esse case do Big Mais é um dos muitos exemplos que encontramos hoje nos supermercados mineiros com iniciativas para que a experiência do cliente seja cada vez melhor. Afinal, ela engloba todas as interações que os consumidores têm com a empresa ao longo de todo o relacionamento estabelecido, o que pode resultar em maior fidelidade à marca, recomendações positivas boca a boca e, em última análise, um impacto positivo nos resultados financeiros e na reputação da empresa.

Uma experiência de compra satisfatória em um supermercado é influenciada por diversos fatores, que vão desde aspectos estruturais, como iluminação adequada, espaço suficiente para transitar entre os corredores, prateleiras abastecidas e organizadas, tempo gasto na fila dos caixas, até o atendimento prestado pelos funcionários, entre outros. Por isso, o tema anual da AMIS para 2024 é “A experiência do cliente”.

Muitas ferramentas

Novas tecnologias têm oferecido oportunidades para aprimorar a experiência: processos que facilitam a compra, sistemas mais ágeis, self-checkouts, aplicativos móveis para compras on-line e programas de fidelidade digital. Essas opções, entre muitas outras, proporcionam uma experiência mais conveniente e personalizada aos clientes.

No entanto, é importante não negligenciar aqueles consumidores que preferem realizar compras presencialmente e não são tão receptivos às inovações. Considerando que o público de um supermercado abrange diversas gerações e classes de consumo, é essencial encontrar um equilíbrio entre tecnologia e preferências tradicionais para atender a todas as necessidades.

Gerenciando melhor

No Supermercado Mega Tejotão, em Araguari, a experiência do cliente também é algo primordial para a rede, que usa como parte da estratégia a adoção de tecnologias avançadas, como a parceria com o BixData, sistema focado em gerenciamento de filas e senhas. Outra coisa: estão eliminando gradativamente cartazes manuais em favor de displays que exibem ofertas dinâmicas e atrativas em tempo real.

* A reportagem completa está disponível na edição 326 da revista Gôndola. Link AQUI.

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