Minas Gerais tem cinco redes atacadistas de autosserviço, ou atacarejos, entre as 20 maiores no ranking nacional. A pesquisa foi divulgada na última semana pela Associação Brasileira dos Atacarejos (ABAAS), em parceria com a NIQ, empresa mundial de inteligência do consumidor.
O Mart Minas Atacado e Varejo e Dom Atacadista é a mineira mais bem posicionada, com o primeiro lugar no estado e a sétima posição do País. O faturamento foi de R$9,43 bilhões em 2023, operando em 81 lojas.
Em segundo lugar entre as mineiras, está a rede ABC, com faturamento de R$4,48 bilhões e 72 lojas e posicionada como a 13ª maior na pesquisa.
Na sequência, vem o Apoio Mineiro, a terceira maior de Minas Gerais, que faturou R$ 4,14 bilhões em 57 lojas, e se posicionou como a 15ª do segmento no Brasil.
O Grupo Bahamas, com faturamento de R$ 4,01 bilhões e 77 lojas, é a quarta maior rede mineira e a 16ª em âmbito nacional, segundo o ranking da ABAAS/NIQ.
O Villefort Atacadista é 20ª maior rede do ranking, e a quinta em Minas Gerais, com R$ 2,9 bilhões em faturamento, em 30 lojas.
Cinco maiores
O topo do ranking no segmento nacional de atacarejo tem o Atacadão na primeira colocação, com R$ 79,11 bilhões em faturamento e 361 lojas. A segunda maior rede é o Assaí, com R$72,80 bilhões e 288 lojas. A terceira é o Grupo Mateus, com R$ 30,24 bilhões e 258 lojas. Na quarta colocação está a Irmãos Muffato, que faturou R$ 15,65 em 2023, em 104 lojas. Fechando o grupo das cinco maiores, o Grupo Pereira registroufaturamento de R$ 13, 19 bilhões, em 118 lojas.
A pesquisa da ABAAS/NIQ revela que as 23 redes alcançaram juntas um faturamento de R$ 300 bilhões em 2023, em 2.041 lojas. No total, essas redes empregam 369.412 colaboradores de forma direta.
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