Revista Gôndola - Vinho e inverno: combinação perfeita
14/05/2024 às 14:13

O consumo de vinhos tem experimentado um notável crescimento entre os brasileiros, impulsionado pela ampliação da oferta de marcas nacionais e estrangeiras de qualidade, a preços acessíveis. Pode-se dizer que o brasileiro nunca consumiu tanto vinho como no último ano de pandemia. Em média, foram consumidos 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um aumento de mais de 30% em relação a 2019. E esse hábito persistiu.

O estudo, realizado pela plataforma Cupom Válido, que reuniu dados de Statista, Euromonitor e Nielsen, sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo, mostrou que, do total de 83 milhões de consumidores de vinho no Brasil, 46% tomam vinho pelo menos uma vez por semana, e 53% pelo menos uma vez por mês. O vinho tinto é o preferido dos brasileiros, com 55% da preferência; o branco fica em segundo lugar, com 25%, e em terceiro está o rosé, com 20% do total.

Mas não é somente o consumo que aumentou; a produção nacional também experimenta avanços. Vale ressaltar que o Brasil se destaca como um importante produtor de vinhos, abrigando regiões vinícolas a cada dia mais renomadas internacionalmente, principalmente para os espumantes.

Nesta época do ano, em que as temperaturas começam a ficar mais amenas, surge uma excelente oportunidade para ampliar as vendas. Apostar na diversidade é uma estratégia para quem deseja garantir a atenção do consumidor e seu gosto para os variados produtos, tais como os vinhos tintos, brancos, rosés, de mesa e finos, além de espumantes.

Os supermercados estão atentos à evolução dos padrões de consumo e têm investido na expansão de suas seleções de vinhos. O grupo Supernosso, por exemplo, relata que nos últimos cinco anos dobrou o espaço destinado à sua adega, garantindo que essa se adapte continuamente ao gosto dos seus clientes.

A matéria completa você acompanha na edição deste mês da revista Gôndola.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080