A série de reportagens inspiradas pelo Tema Anual da AMIS 2024 – A experiência do cliente – se encerra nesta que vamos apresentar nas próximas linhas para você. Uma nova série temática está compartilhando esta revista 333. Inclusive, é a reportagem de capa, inspirada no Tema 2025. Mas saiba que embora esta seja a última do Tema 2024, nem por isso tem menos importância.
Pelo contrário, poderia ter sido a primeira. Já estivemos na área de RH, na Padaria, no Açougue, entre várias outras que contribuem para uma boa experiência. Para esta edição, reservamos a relação entre a boa gestão dos produtos básicos e a experiência do cliente. Escolher quais seriam os básicos, às vezes é difícil, mas com a regulamentação da Reforma Tributária, iniciada em abril, o assunto está sempre em debate e a lista de produtos que terá alíquota zero de impostos, por serem “os básicos dos básicos”, são um indicativo, embora a listagem às vezes mude de tamanho.
O que nos parece é que o consenso até o momento contempla arroz, feijão, açúcar, farinha de mandioca, fubá, farinha de trigo, óleo de soja, leite, manteiga, margarina, café, frutas, legumes, verduras, ovos e macarrão.
ALTO GIRO
Repare que, à exceção de frutas, legumes, verduras e ovos que, pode-se dizer, têm hoje uma seção exclusiva e muito bem demarcada no layout da loja, os demais itens se encaixam na grande área que está na origem dos supermercados. Como antes de se tornarem supermercados eram mercearias, quando viraram lojas de autosserviço nos anos 50 e 60, não renunciaram aos básicos, o que muitos hoje chamam de mercearia de alto giro.
São itens que fazem parte da lista de compras permanente do cliente e uma das razões que motivou o shopper lembrar de sua loja e se dirigiu a ela ou ao seu e-commerce. Imagine se não tiver uma boa lembrança depois da visita ou se a escolha se transforme em uma experiência negativa, que ficou a desejar? “Certamente, devem ser tratados como prioridade, por se tratar de itens básicos e fundamentais”, responde Adilson Suda, Vice-Presidente Regional da AMIS em Ipatinga e presidente da Consul, cooperativa de consumo que tem 10 lojas em Ipatinga e Timóteo. “A reação do cliente quando não encontra esses itens na loja dentro da expectativa que tinha é de reclamação e frustração”, enfatiza Suda. Um conjunto poderoso da cesta é, sem dúvida, o composto por arroz, feijão, açúcar, farinha de mandioca, fubá, farinha de trigo e óleo de soja. Segundo Suda, ele tem sido trabalhado de maneira competitiva pela Consul, “não somente na questão do preço, mas no sortimento e em diferentes gramaturas”, ressalta.
Confira a matéria completa neste link.
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